INÍCIO | blog

13 Dicas de Como Limpar Armários de Cozinha

20/07/2021

Os armários de cozinha ficam em um ambiente com muita possibilidade de desgaste, pois gordura e poeira grudam juntas nos móveis. Deixar esse tipo de sujeira acumular pode tornar mais difícil a limpeza e diminuir a durabilidade das peças.

A melhor maneira de conservar o seu armário de cozinha é manter uma rotina de limpeza constante, mas o principal é prestar atenção ao tipo de material do seu armário, pois cada um deles precisa de produtos e procedimentos diferentes para não causar danos ao acabamento.

Veja agora algumas dicas sobre como limpar o seu armário de cozinha com mais facilidade, deixando-o sempre com aparência de um móvel novo. Separamos as dicas em: Frequência de limpeza, dicas para facilitar a limpeza e dicas específicas para cada tipo de material.

Frequência da limpeza dos armários de cozinha

1 – Limpeza diária – Como limpar armários de cozinha

Tirar o pó todos os dias é o ideal, pois a gordura e o vapor do cozimento grudam na poeira e dificultam a sua remoção com o passar do tempo. Use um pano macio e seco para tirar o pó diariamente nas superfícies externas.

2 – Limpeza semanal

Uma vez por semana, passe um pano molhado com detergente por fora do armário. Para essa limpeza, dissolva 2 colheres de detergente ou sabão de coco líquido em 2 litros de água, molhe o pano nesta mistura, passe nos armários e depois seque. Com essa mesma frequência, é importante tirar o pó por dentro do armário.

3 – Limpeza dentro dos armários, uma vez por mês.

Usando a mistura da dica anterior, limpe todas as partes internas do armário. Se o seu armário suja pouco, você pode fazer essa limpeza a cada 3 meses. Como Limpar Armários de Cozinha.

Dicas para facilitar na hora da limpeza

4 – Para retirar manchas de gordura mais resistentes, misture três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água morna e espalhe no local da mancha. Esfregue suavemente, enxágue e seque com um pano limpo e seco.

5 – Para retirar crostas mais espessas, faça uma pasta misturando bicarbonato de sódio com água, mergulhe um pano nessa pasta e esfregue no local. Se ainda não sair, deixe a pasta por 15 minutos sobre o local antes de esfregar.

6 – A solução de vinagre também é um bom desengordurante: Misture uma parte de vinagre para quatro partes de água, deixe agir por cerca de 10 minutos, limpe com água e seque. Como Limpar Armários de Cozinha.

7 – Para limpar um armário de cozinha com mofo, utilize um secador de cabelos. Proteja a mancha com um pano e direcione o ar quente por cima do tecido. A mancha de mofo vai virar um pó fácil de remover.

8 – Para limpar a parte interna das gavetas, utilize uma escova de dentes velha para remover os resíduos nos cantos, ou um aspirador portátil com o acessório em forma de escovinha. Em seguida, passe um pano umedecido com água e detergente neutro e seque com um pano seco. Como limpar armários de cozinha.

Dicas específicas para cada tipo de material

9 – Limpeza de armários de cozinha brancos
Evite usar limpadores multiuso ou desengordurantes com frequência, pois eles podem amarelar o acabamento branco, e também lustra-móveis ou óleo de peroba, que deixam uma aparência engordurada em móveis brancos.

O ideal é limpar com água e sabão neutro, e em seguida aplicar uma solução de água e leite, com um pano levemente umedecido, para deixar como novo o branco dos armários.

10 – Limpeza de armários de cozinha em aço

Use sempre um pano levemente molhado com sabão neutro diluído em água com álcool. Nunca esfregue usando esponjas de aço ou materiais ásperos, para não arranhar a superfície. Como limpar seu armário de cozinha.

11 – Limpeza de armários de cozinha em MDF

Por terem acabamento em laca, esses móveis devem ser limpos com um pano macio umedecido em água e sabão neutro. Para eliminar manchas, umedeça o pano com álcool e água. Evite utilizar água em excesso para evitar danificar a madeira.

12 – Limpeza de armários de cozinha em fórmica

Utilize um pano úmido com álcool ou detergente neutro ou então algum limpador líquido à base de amoníaco. Nunca utilize produtos que risquem o acabamento, como escovas de aço, facas ou raspadores e nenhuma espécie de cera, para não deixar um aspecto gorduroso no revestimento.

13 – Armários de cozinha em madeira

Use um pano umedecido e detergente neutro, sendo importante enxugar o armário, para evitar o aparecimento de mofo. Manchas mais difíceis são eliminadas com pano molhado de álcool. Não é aconselhável borrifar soluções líquidas diretamente na madeira, pois elas podem infiltrar-se e apodrecer o móvel.

Esperamos ter contribuído para facilitar a sua rotina de limpeza nos armários de cozinha. Como uma fábrica de móveis com mais de 50 anos no mercado, buscamos sempre oferecer soluções que tornem o seu dia a dia mais simples, e isso inclui orientar sobre os cuidados necessários com os móveis, para conservá-los bonitos e por mais tempo.

Conheça também nossa linha de gabinetes clicando aqui