INÍCIO | blog

Combatendo o mofo! Como prevenir e evitar o mofo em móveis.

18/02/2022

O mofo é um problema que afeta a maioria das casas em nosso país, isso porque, devido ao clima predominante quente e úmido, favorece para que esse fungo se instale e prolifere de maneira silenciosa.

Diferente do que muitos pensam, o mofo apenas traz sinais de alerta depois de instalado, caracterizado em forma de pontos pretos e cheiro característico, podendo até corroer o local afetado dependendo de sua intensidade.

Mas não se preocupe, ele também é fácil de ser prevenido e combatido, então acompanhe algumas dicas que separamos para você!

Meu móvel mofou, e agora?

Certifique-se de limpar bem o móvel afetado, retirando todo o mofo. Para isso você pode utilizar produtos específicos para essa finalidade ou utilizar misturas com vinagre ou água sanitária, mas lembre-se de testar em um pequeno pedaço se o móvel suporta a ação desses produtos para que não manche ou danifique a peça. As proporções mais usadas entre as misturas caseiras são:

Bicarbonato + Vinagre:

200ml de vinagre

1 colher de bicarbonato

Coloque em um borrifador e aplique nos objetos mofados. Deixe agir por aproximadamente 10 minutos e seque com um pano limpo.

Água Sanitária:

50 ml de água sanitária

1 litro de água

Remova com um pano úmido o mofo que já se instalou. Após limpar previamente, molhe o pano na solução de água sanitária e passe na área infectada, deixando secar naturalmente. Lembre-se de sempre usar luvas para proteger a pele.

Essas misturas podem ser aplicadas também na prevenção do mofo, no máximo uma vez ou duas ao mês (dependendo da umidade da região). Para peças onde o mofo já está instalado recomenda-se usar com maior frequência até que ele desapareça.

É importante também manter o ambiente arejado, e afastar os móveis das paredes também auxiliam nesse processo.

Há acessórios que auxiliam para retirar a umidade interna de móveis, pois a subtraem do ambiente, acumulando em recipiente adequado. Eles podem ser adquiridos em supermercados e lojas especializadas.

Prevenindo o mofo:

O sol é um grande aliado: Lembre-se de tempos em tempos retirar as roupas e objetos do guarda-roupas, e deixando-as no sol por alguns minutos, assim como as portas do móvel aberto. Isso vai arejar o ambiente e auxiliar para diminuir a umidade do local e das peças, mas não se esqueça de deixar as roupas e objetos esfriarem por pelo menos uma hora antes de guardá-las (serve também após passar elas com o ferro).

Ventilar o ambiente é essencial: Apenas abrir a porta dos móveis pode não surtir o efeito desejado. Frequentemente abra as janelas da casa e a porta dos móveis, para que o ar circule. Isso é essencial principalmente no banheiro.

Móveis próximos às paredes: quando for possível, deixe o móvel afastado ao menos 5cm das paredes, pois é onde a umidade surge primeiro. Caso isso não seja possível, por ter um espaço limitado, afaste-os às vezes e aplique uma solução de vinagre branco com água em uma proporção de 1 pra 1 e seque bem antes de voltá-lo para a parede. Para armários, nichos e afins, fixados diretamente na parede, podem ter esse problema resolvido ao instalar uma placa de cortiça ou isopor entre a parede e o móvel, evitando que o mofo vá destruindo sua mobília aos poucos.

Nunca guarde roupas e toalhas sem lavar: o suor, gordura corporal e umidade da peça podem ser o suficiente para instalar o mofo no seu guarda-roupas.

Aposte em desumidificadores e receitas caseiras: Não tenha medo de usar pacotinhos de sílica, giz de lousa, potes com bicarbonato de sódio, cloreto de cálcio ou carvão, sendo esse último mais recomendado para armários de cozinha ou banheiro. Todos esses itens absorvem bem a umidade do ar e devem ser trocados frequentemente, porém tem um resultado bem satisfatório.

O mofo é um agente prejudicial à saúde e pode provocar doenças como a sinusite fúngica e intoxicação respiratória, provocando sintomas como espirros frequentes, tosse crônica e dores de cabeça, então a prevenção é muito importante!

Normalmente a chance de sucesso é alta ao seguir estes passos mas, caso o mofo persista, verifique se não há problemas com infiltrações ou converse com um especialista no assunto!

Gostou das dicas? Então compartilhe com os amigos e acompanhe nosso blog que sempre vem cheio de novidades e dicas para trazer mais qualidade na sua vida!